O currículo é
um conjunto de atividades que fazem parte de uma proposta defendida pela escola
com a intenção de levar conhecimento e aprendizado aos docentes busca da aprendizagem de todos
os alunos. Assim, a educação ultrapassa a reprodução de saberes e fazeres, possibilitando
a troca de experiências e a construção de aprendizagens significativas. De acordo
com FERRAÇO:
Pensar os currículos de uma escola pressupõe, então,
viver seu cotidiano que inclui, além do que é formal e tradicionalmente
estudado, toda uma dinâmica das relações estabelecidas, ou seja, para se poder
falar dos currículos praticados nas escolas, é necessário estudar os
hibridismos culturais vividos nos cotidianos. (2006, p. 10)
O currículo deve redimensionar, constantemente, os espaços e tempos
escolares, revendo concepções e práticas pedagógicas. Nesse contexto, a
formação permanente dos/as educadores é indispensável, promovendo a cooperação
entre os implicados no processo educativo, possibilitando mudanças, a partir de
uma práxis reflexiva, tendo em vista a qualificação do processo de ensino –
aprendizagem.
Um currículo deve possibilitar a
formação de cidadãos comprometidos com a defesa da vida, tornando os conteúdos
significativos na existência dos educandos; proporcionar um processo de
aprendizagem permanente que permita a construção de novos conhecimentos,
incentivar os educadores a manter uma formação continuada, propor trabalhos
interdisciplinares, coletivos e de caráter humanista, que unam a ação
pedagógica à compreensão do sistema produtivo e da tecnologia.
FERRAÇO, Carlos Eduardo.
Possibilidades para entender o currículo escolar. In: Pátio revista Pedagógica, ano X, nº 37, Editora Artmed, 2006.
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