Conceito de Currículo


O currículo é um conjunto de atividades que fazem parte de uma proposta defendida pela escola com a intenção de levar conhecimento e aprendizado aos docentes busca da aprendizagem de todos os alunos. Assim, a educação ultrapassa a reprodução de saberes e fazeres, possibilitando a troca de experiências e a construção de aprendizagens significativas. De acordo com FERRAÇO:

Pensar os currículos de uma escola pressupõe, então, viver seu cotidiano que inclui, além do que é formal e tradicionalmente estudado, toda uma dinâmica das relações estabelecidas, ou seja, para se poder falar dos currículos praticados nas escolas, é necessário estudar os hibridismos culturais vividos nos cotidianos. (2006, p. 10)

O currículo deve redimensionar, constantemente, os espaços e tempos escolares, revendo concepções e práticas pedagógicas. Nesse contexto, a formação permanente dos/as educadores é indispensável, promovendo a cooperação entre os implicados no processo educativo, possibilitando mudanças, a partir de uma práxis reflexiva, tendo em vista a qualificação do processo de ensino – aprendizagem.
             Um currículo deve possibilitar a formação de cidadãos comprometidos com a defesa da vida, tornando os conteúdos significativos na existência dos educandos; proporcionar um processo de aprendizagem permanente que permita a construção de novos conhecimentos, incentivar os educadores a manter uma formação continuada, propor trabalhos interdisciplinares, coletivos e de caráter humanista, que unam a ação pedagógica à compreensão do sistema produtivo e da tecnologia.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Possibilidades para entender o currículo escolar. In: Pátio revista Pedagógica, ano X, nº 37, Editora Artmed, 2006.

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